Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico
Objetivos
Objetivos

Objetivos Gerais:

Proporcionar a formação de profissionais capacitados e engajados com os serviços deatenção à saúde, com foco na saúde mental-Crack, álcool e outras drogas, pautados no sensocrítico, na cidadania e na função social da educação, por meio das atividades de ensino,pesquisa e extensão.

Subsidiar a implantação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas nomunicípio de Diamantina, como referencia no atendimento aos transtornos mentaisrelacionados ao abuso de substancias químicas para todo o território da microrregiãoassistencial a saúde de Diamantina.

Propiciar a promoção a saúde da população por meio de ações de prevenção do uso deCrack, álcool e drogas nos dispositivos comunitários, fundamentados pelos Profissionais dosserviços de Saúde Mental do município de Diamantina em parceria com Instituição deEducação Superior.

 

Objetivos Específicos:

Contribuir para a formação do estudante na área de atenção a saúde com foco na saúdemental-Crack álcool e outras drogas, oportunizando a construção de conhecimentos evivências na realidade prática da saúde pública.

Desenvolver ações que visem integrar o ensino, a pesquisa e a extensão por meio dediscussões sobre estratégias empregadas para a promoção da saúde, prevenção de doenças eredução da desigualdade social em saúde.

Estimular à inserção das necessidades dos serviços de saúde mental- Crack, álcool eoutras drogas como fonte de produção de conhecimento e pesquisa na Universidade.

Questionar e discutir sobre metodologias de pesquisa, leitura crítica de artigoscientíficos e desenvolvimento de pesquisas científicas nessa área, pautadas em dadosepidemiológicos dos Sistemas de Informação em Saúde dos três níveis de governo(municipal, estadual e nacional) e pesquisas populacionais produzidas pelo IBGE- InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística.

Fomentar a atuação de bolsistas como agentes multiplicadores, disseminando novasidéias e práticas entre os colegas do curso, PET-Odonto, PET-Saúde da Família, PETSaúde/VS e entre profissionais de saúde por meio da divulgação das atividades realizadas emseminários, jornadas científicas e encontros acadêmicos mensais para discussões sobre o temaem estudo e no informativo PET UFVJM.

Desenvolver atividades que promovam o contato dos alunos de graduação com arealidade social em que a Instituição está inserida, estimulando o desenvolvimento de umanova visão da Universidade para com a sociedade;

Estabelecer parcerias interinstitucionais e intersetoriais no âmbito da Saúde Mental.