Sites Grátis no Comunidades.net Hospedagem de Sites com cPanel, Domínio, Emails, PHP, Mysql, SSL grátis e Suporte 24h
Notícias do mês (Julho/2011)
Notícias do mês (Julho/2011)

Capacitações com Equipes Filantréopicas de Diamantina

            No dia 07 de julho foi realizada a primeira capacitação proposta pelo grupo B do PET Saúde Mental. Esta contou com a presença dos membros dos Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos e ACORDA.  A reunião teve como objetivo integrar os grupos afins, mostrando-lhes que o trabalho de recuperação do drogadito e de suas famílias será mais eficaz caso trabalhem em equipe, com um grupo articulado com o outro.  Foi exposto para os participantes um caso clínico para que cada grupo pudesse expor a sua conduta quando se depara com tal situação, reafirmando a necessidade de articulação entre eles. Ao final foi feita uma avaliação do encontro, na qual a maioria dos participantes julgou que o objetivo havia sido atingido.

 

 

 

Quatro meses de trabalhos

           O grupo PET-Saúde/Saúde Mental/Drogas que está trabalhando afim de qualificar acadêmicos técnicamente, científicamente e tecnológicamente na área da saúde mental, com abordagem a álcool e outras drogas.

Inicialmente foi dividido em três subgrupos, sendo eles:

Grupo A, sob a orientação da preceptora Sylvana Canuto, tento como objetivo a construção do diagnóstico Administrativo e Situacional do CAPS Renascer/Diamantina.

Grupo B, sob a preceptoria de Tânia, com o objetivo de capacitar os dispositivos comunitários de álcool e drogas de Diamantina.

Grupo C, com a coordenação de Carmina, e deverão capacitar os profissionais das ESFs de Diamantina a cerca do tema saúde mental e drogas.

No intuito de cumprir as tarefas estabelecidas os subgrupos se reuniam uma vez por semana, em reuniões com duração de 2 horas aproximadamente, nas quais recebiam tarefas a serem realizadas e que seriam apresentadas em reuniões mensais na qual todo o grupo se reunia: coordenadora, tutora, preceptoras, colaboradores e petianos.

Após quatro meses de intenso trabalho cada subgrupo conseguiu alcançar a meta para tal, sendo que o grupo A construiu o formulário para a coleta de dados do diagnóstico Administrativo e Situacional, o B construiu os módulos de capacitações para os dispositivos comunitários e o grupo C as capacitações para os profissionais das ESFs.

Como estabelecido anteriormente os petianos mudarão de grupo a partir deste mês, no qual permanecerão por mais quatro meses e deverão dar continuidade ao trabalho já iniciado.

 

 

 

 

 

Petiana é classificada para apresentação em Congresso

 

          Durante a 46ª Reunião da ABENO (Associação Brasileira de Ensino Odontológico) acontecerá a I Mostra de Experiências Exitosas dos Projetos Pró-Saúde, PET-Saúde e Telessaúde da área de Odontologia, nos dias 10 e 11 de agosto de 2011, na cidade de Florianópolis, SC. Foram aceitas inscrições de resumos expandidos, artigos científicos e vídeos sobre experiências exitosas vivenciadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e Serviços Municipais de Saúde, relacionadas aos Projetos Pró-Saúde e Pet- Saúde da area de Odontologia. Na perspectiva de mostrar as suas vivências no PET Saúde Mental e PET Saúde/Vigilância, a aluna Késsia Sales, enviou o seu trabalho o qual foi contemplado para apresentação oral. Veja abaixo os trabalhos selecionados:

http://www.abeno.org.br/images/stories/downloads/ABENO_divulgacao_trabalhos_aceitos_final.pdf